Por onde começar?
Bom, resolvi criar esse blog para funcionar como uma espécie de diário de bordo dessa viagem longa e um pouco maluca que decidi fazer.
Para quem nāo sabe meu nome é Bruna, tenho 25 anos e resolvi vir morar nos Estados Unidos há 8 meses atrás. Nesse momento moro em Atlanta - Georgia, a cidade onde foi as Olimpíadas de 1996, lembro que nessa época eu era uma criança e assisti as Olimpíadas pela TV.
Acho que a maioria das pessoas quando pensam em um projeto de morar fora como esse logo se perfuntam e a saudade da família, da sua terra, das suas origens?
Essa saudade me bate todos os dias, principalmente agora que há mais ou menos 2 semanas estive de férias visitando minha família no Brasil, nunca imaginei sentir algo parecido com o que senti quando voltei pra cá, era um desespero, misturado com saudade, dor de estômago e afins.
Decidi ir para o Brasil para matar um pouco a saudade dos meus e durante o período de quase 2 semanas que fiquei por lá estava decidida a voltar e continuar meu projeto aqui, também vendo a enorme diferença cultural e economica dos países eu nāo via a hora de voltar para Atlanta, mas quando cheguei tive uma surpresa, minha tristeza e voltade de voltar para casa tomavam conta de mim.
Depois de duas semanas eu "voltei" literalmente para Atlanta, minhas cabeça voltou, agora estou na minha rotina normal, acostumei outra vez a viver longe e ficar sozinha. Minhas crianças (as crianças que eu cuido aqui) me ajudaram bastante e meus amigos também.
Aqui nesse país, encontramos muitas pessoas que estāo vivendo a mesma coisa que eu...vieram de outros países, deixaram suas famílias para morar aqui por diferentes motivos, alguns para estudar, outros para "tentarem a vida", outros para fugir das confusōes que arrumaram no seu país...enfim, mas o grande barato é encontrar pessoas que estāo vivendo uma experiência muito parecida com a sua, sabem o tamanho da saudade, sabem o lado bom e o lado ruim de morar fora, sabem como é muitas vezes complicada a adaptaçāo e também te encorajam a nāo desistir.
Porque digo que essa viagem é um pouco maluca?
Porque essa viagem nāo é simplesmente uma viagem é uma nova maneira de viver a vida e eu descobri isso quando cheguei aqui, eu vim para os Estados Unidos por um programa de intercâmbio onde eu moro com uma família, estudo e trabalho cuidando de criança. Quando estava ainda no Brasil, fiz um longo processo até chegar aqui e a principal parte desse processo foi a escolha das famílias.
Eu estava com um perfil online no site onde as famílias procuram pessoas para esse projeto, conversei com algumas famílias, a gente se falava por e-mail, telefone ou skype e um dia estava em casa o telefone tocou e uma moça falou: "Bruna? Aqui é Erika tudo bem? Ví seu perfil e gostei bastante eu tenho um menino de 2 anos e estou esperando meu segundo filho, é uma menina que vai nascer daqui 1 mês. Moramos em Miami eu e meu marido e eu tenho uma empregada brasileira que nós gostamos muito você estaria interessada?"
Eu lembro que até gagejei na hora e perguntei: " Você disse que mora em Miami?"
Ela respondeu: "Sim! Quando você estaria disponível para vir?"
E assim fomos conversando e depois de algumas conversar via telefone e e-mail fiz as minhas malas e embarquei.
Lembro que me pai nāo gostou muito da idéia, ele disse que em Miami só tinha gente que falava espanhol e que eu nāo ia aprender o tal do inglês que eu tava indo aprender, mas quando a família disse que realmente me queria e que era para eu arrumar as malas e nāo quis nem saber liguei pro meu pai e disse: " Pai a família de Miami fechou comigo, eu vou e vou voltar falando inglês e espanhol" hihihihi..
Assim eu vim para os Estados Unidos, fui para Miami e fiquei 1 mês e meio por lá, depois precisei me mudar e vim parar em Atlanta, mas essa parte eu conto depois com riqueza de detalhes como diria senhor Reinaldo (meu pai). hihihihi...